A Acoustical Society of America (ASA) vai imprimir violinos em 3D para tornar o instrumento mais acessível para centenas de crianças e adultos que querem aprender a tocar.
+ Pode acreditar, os gêmeos mais velhos do mundo acabam de nascer
+ Nick Vujicic: a grande história de superação do homem que nasceu sem pernas nem braços
Não é nenhum segredo que bons violinos podem ter preços muito altos e, que aprender a tocar música com um instrumento mal construído pode levar a uma técnica ruim, então um programa de incentivo da ASA vai imprimir em 3D violinos duráveis e de baixo custo para estudantes de música.
O violino é montado em duas peças feitas em impressão 3D. O braço e a escala são impressos em plástico ABS macio, enquanto o corpo é composto de uma substância de polímero plástico, muito parecido com um violino acústico tradicional, e projetado para gerar um tom ressonante.
Mary Elizabeth Brown, diretora do programa, acredita que os violinos impressos serão um grande incentivo para futuros projetos de educação musical: “Temos como objetivo explorar o novo mundo sonoro criado com o uso de novos materiais, alavancar a nova tecnologia usada em outras disciplinas e tornar a educação musical sustentável e acessível por meio da impressão de instrumentos mais duráveis”.