Vila na Índia impõe ‘desintoxicação digital’ a seus moradores

Uma vila na Índia está obrigando seus habitantes a participarem de uma ‘desintoxicação digital’ diária.

Uma vila, no estado indiano de Maharashtra, está farta de dois dos maiores vícios do mundo moderno: a internet e a televisão. Para incentivar as pessoas a largarem um pouco seus celulares e computadores, o conselho da aldeia impôs uma desintoxicação digital diária, para as pessoas se reconectarem ao mundo real.
A decisão de implementar uma ‘purificação digital’ veio depois que a pandemia de COVID-19 tornou a dependência da tecnologia ainda mais presente, especialmente entre as crianças. “Quando as aulas presenciais recomeçaram, os professores perceberam que os alunos se tornaram preguiçosos, não queriam ler nem escrever e ficavam concentrados em seus telefones celulares, antes e depois do horário escolar. Então, apresentei a ideia de uma desintoxicação digital”, disse Vijay Mohite, presidente do conselho da aldeia, ao India Today.
Todos os dias, às 19h, uma sirene toca na vila de Vadgaon, alertando todos os moradores que está na hora de desligarem suas TVs e smartphones. Às 20h30, a sirene toca novamente, informando a todos que já podem reconectar seus aparelhos.

As famílias da vila já sentiram os benefícios que a desintoxicação pode trazer, o tempo longe das telas permitiu que a conversa florescesse em Vadgaon e proporcionou às crianças um ambiente melhor para estudar. Dilip Mohite, um agricultor com três filhos, contou à rede de notícias BBC que, em sua casa, a prática já mostrou resultados: “As crianças simplesmente não estavam se concentrando em seus estudos antes”, disse, “Agora, há uma conversa normal, até entre os adultos.”

Deve ser mesmo muito bom viver em uma comunidade, onde todos os dias, ao mesmo tempo, as pessoas desligam seus telefones, desligam suas TVs e praticam outras atividades. Deve ser mesmo muito bom levar o cachorro passear, papear com a família e amigos ou somente parar um pouco para saborear uma boa xícara de café sem, em nenhum momento, ser distraído por notificações de celular.

 

Redação: