Vídeo impressionante mostra o antes e depois de paciente que recebeu novo tratamento para Parkinson

Instagram – NHS England

Paciente que recebeu novo medicamento para Parkinson mostra em vídeo a incrível melhora que teve depois do tratamento.

+ Garotinho que nasceu com os pés em forma de coração deixa a web apaixonada

+ Médico usa robô para remover tumor de paciente que estava a 5.000 Km de distância

+ Homem tatua frase que mãe escreveu em diário no dia de seu nascimento e comove internautas

Damien Gath, de 52 anos, foi diagnosticado com a doença de Parkinson em 2012 e por muito tempo sofreu com os tremores e movimentos involuntários causados pela condição neurológica, que tornavam tarefas cotidianas simples em um grande desafio.

Recentemente, a condição de Damien piorou e ele passou a tomar quatro medicamentos diferentes, seis vezes ao dia, para controlar os efeitos da doença; mas esses medicamentos eram reduzidos durante a noite e Gath sentia muitas dores.

Então, semana passada, ele recebeu um novo tratamento de terapia de infusão de Produodopa, que fornece um fluxo constante de medicamento durante o dia e a noite, através de uma cânula inserida sob a pele e acionada por uma pequena bomba automática, controlada pelo próprio paciente.

Em um vídeo postado pela esposa de Gath, Amanda, apenas dois dias depois do início do tratamento, é possível perceber uma grande mudança. O clipe, também compartilhado no Instagram pelo NHS, o sistema nacional de saúde britânico, mostra a diferença surpreendente na capacidade do paciente de realizar uma tarefa simples, antes e depois de tomar o medicamento.

Antes de iniciar o tratamento, Amanda filmou o marido em casa tentando preparar uma xícara de café e então o gravou fazendo a mesma coisa, dois dias depois, e as imagens são realmente impressionantes.

Na primeira parte do vídeo Gath luta para preparar a xícara de café enquanto sofre espasmos fortes e incontroláveis; já nas imagens seguintes, ele completa a mesma tarefa de maneira tranquila e segura, sem nenhum movimento involuntário.

 À BBC, Gath contou que o medicamento tem tido um efeito muito positivo em sua vida e que a redução nos sintomas da doença é extraordinária: “Quase não consigo acreditar que sou eu no vídeo”, disse ele.

“Nos últimos três anos, tenho tremido incontrolavelmente por duas a três horas por dia, todos os dias. “Ainda é cedo, mas agora eu tremo por cinco ou 10 minutos por dia.”

“Foi extraordinário e transformador. Pouco depois de fazer o tratamento pela primeira vez, consegui preparar uma xícara de café com mais facilidade.

“Posso ir ao supermercado sem jogar ovos por todos os corredores.

“Posso ir ao bar sem que as pessoas pensem que estou realmente bêbado.

“Posso começar a pensar em voltar a uma vida normal.”

 

 

Redação Cláudia: