Vacina experimental contra o HIV induz resposta imune em grupo de voluntários

Imagem – Wikimedia Commons

Uma vacina experimental contra o HIV induziu resposta imune entre um pequeno grupo de voluntários em ensaio clínico inicial.

+ As 25 escadas mais incríveis, desafiadoras e impressionantes que você já viu

+  Dois casais, dois transplantes de rins e uma emocionante história de amizade

 

Os resultados do ensaio clínico, publicados na revista Science, sugerem que um regime de duas doses da vacina, com intervalo de oito semanas, pode provocar respostas imunes contra o vírus que causa a síndrome da imunodeficiência adquirida , conhecida como AIDS.
A vacina, chamada eOD-GT8 60mer, induziu anticorpos amplamente neutralizantes. Anticorpos são proteínas produzidas pelo sistema imunológico para ajudar a combater infecções e, anticorpos amplamente neutralizantes são conhecidos por neutralizar muitas variantes genéticas do HIV.
“Aprender como induzir anticorpos amplamente neutralizantes contra patógenos com alta diversidade antigênica, como HIV, influenza, vírus da hepatite C ou a família dos beta coronavírus, representa um grande desafio para produção de vacinas”, escreveram os pesquisadores.
A  vacina eOD-GT8 60mer tem como alvo a linhagem germinativa , o que significa que foi projetada para induzir a produção de anticorpos amplamente neutralizantes, visando e estimulando as células produtoras de anticorpos corretas. Ao mostrar que anticorpos amplamente neutralizantes podem ser induzidos por uma vacina, este novo estudo pode ajudar a informar o desenvolvimento de outros tipos de imunizações, não apenas vacinas contra o HIV.

De acordo com a International AIDS Vaccine Initiativesó no ano passado, mais de 38 milhões de pessoas viviam com o HIV ou AIDS, . Atualmente, mais de 20 ensaios clínicos de vacinas contra o HIV estão em andamento em todo o mundo e, espera-se que em um futuro próximo, uma vacina contra o HIV torne a proteção contra o vírus mais acessível.

 

Redação: