Você pode não acreditar, mas um teste simples pode indicar como anda sua saúde e quantos tempo de vida você ainda tem pela frente.
+ Homem acha em sua rede de pesca tubarão raro de Lego que caiu no mar 27 anos atrás
+ Mulheres que estão amamentando ensinam mãe orangotango a alimentar seu filhote
+ Mulher tem filho do marido 15 meses depois que ele morreu em trágico acidente
Você pode não acreditar mas, segundo um estudo publicado pelo jornal acadêmico Clinical Interventions in Aging, em 2019, um teste de força de preensão manual pode revelar quanto tempo alguém tem de vida.
Para avaliar sua força de preensão basta encontrar uma barra fixa, em um parque, academia ou mesmo em casa, e cronometrar quanto tempo você consegue ficar pendurado nela. De acordo com o estudo, 30 segundos é uma boa meta para mulheres e 60 é uma meta excelente para homens.
Uma força de preensão maior está associada a menores taxas de doenças cardíacas e respiratórias, câncer e redução na mortalidade, por todas as causas. Por essa razão, um grupo de especialistas sugeriu que ela fosse considerada uma forma de medir a saúde geral de um indivíduo.
Isso quer dizer que, se você consegue ficar na barra por mais tempo que a meta, sua saúde está boa e você segue para uma vida longa mas, se você não consegue chegar lá, sua vida pode ser mais curta do que você gostaria.
De acordo com o médico Peter Attia, autor, médico e pesquisador canadense americano, especialista em medicina da longevidade, força de preensão é uma ótima maneira de determinar a saúde geral de uma pessoa.
Em uma entrevista ao podcast “The Drive”, ele explicou como um teste simples pode medir a força geral do corpo e massa muscular de uma pessoa: “Basicamente, tudo na parte superior do seu corpo é mediado pelas suas mãos, se sua pegada for fraca, tudo abaixo disso é fraco também”.
Segundo Luke Baumgartner, especialista em testes de exercícios, na Universidade de Memphis, a força de preensão não é importante apenas para inúmeras tarefas diárias, como abrir potes e carregar compras, mas também é uma boa medida da sua força geral.
Ao New York Times, Baumgartner ressaltou a importância de se manter em forma: “À medida que você treina e melhora o resto da sua aptidão muscular, a força de preensão deve se mover com ela”.
Se você quiser realizar o teste, tudo o que você precisa é de uma barra fixa e um cronômetro. Use uma barra suspensa segura, de preferência uma que você consiga alcançar ficando na ponta dos pés.
Mantenha os braços esticados e relaxados, segure firme, respire com calma e cronometre quanto tempo você consegue se manter pendurado.
Para os homens, entre zero e 30 segundos é considerado um nível iniciante. Entre 30 e 60 segundos pode ser considerado intermediário, e mais de 60 segundos avançado. Para as mulheres, zero a 20 segundos para iniciantes, até 40 segundos para intermediário e mais de 40 segundos para avançado.