+ Noiva paga mais de R$14 mil por fotos de casamento e recebe imagens simplesmente horrorosas
+ Sucuri de quase 6 metros passeia por bairro da cidade de Bonito, MS; veja o vídeo
Imagina, um elevador sem porta, que nunca para e, para entrar e sair basta saltar. Pois assim funciona o ‘paternoster’, uma engenhoca inventada na década de 1860, por Peter Ellis, um arquiteto de Liverpool, Inglaterra. Popularmente usados em edifícios governamentais e lojas na Alemanha e em algumas partes da Europa Oriental, esses elevadores estão lentamente desaparecendo depois que as normas de segurança proibiram sua construção.
Apesar de parecer complexo, seu mecanismo é bastante simples. Os ‘passageiros’ entram no compartimento aberto do paternoster, que viaja em loop, e desembarcam quando chegam ao andar desejado. Depois que um compartimento atinge o piso inferior, ele continua, eventualmente girando ao longo de um eixo e começando a se mover na direção ascendente. O oposto acontece quando o elevador chega ao último andar.
Na verdade o nome dado ao elevador vem justamente de seu mecanismo; seu movimento lembra a forma como as contas de um rosário são deslizadas nas mãos: Paternoster significa “pai nosso” em latim, assim como começa a oração.
A maior parte dos modelos ainda ativos se encontra na República Checa , o elevador paternoster mais acessível e provavelmente o mais bem conservado fica em Praga e está localizado na parte de trás da Câmara Municipal da cidade, é o que aparece no vídeo.