Telescópio Espacial James Webb registra imagens impressionantes da Nebulosa Cabeça de Cavalo, localizada a 1.300 anos-luz de distância da Terra.
+ Multidão se reúne para ver homem mascarado comer um pote gigante de salgadinhos de queijo
O Telescópio Espacial James Webb capturou imagens infravermelhas, as mais nítidas até hoje, de um dos objetos celestiais mais incríveis, a Nebulosa Cabeça de Cavalo. A 1.300 anos-luz de distância, a nuvem é a região de formação estelar mais próxima do nosso sistema solar.
Outros telescópios já tiraram fotos detalhadas deste objeto antes, mas agora as câmaras infravermelhas do Webb, em uma operação conjunta da NASA e das agências espaciais europeia e canadense, registraram a complexidade da região com uma resolução nunca vista antes.
A nebulosa, também chamada Barnard 33, fica na constelação de Órion; a nuvem que se parece com um cavalo marinho de perfil é um dos locais mais próximos do nosso sistema solar onde novas estrelas massivas estão em construção.
De acordo com a NASA, usando imagens do telescópio, a equipe internacional de astrônomos revelou pela primeira vez estruturas de pequena escala ao longo da borda iluminada da Cabeça de Cavalo. A nuvem interestelar tem mais de 9,5 bilhões de quilômetros de altura.
Ao longo de milhões de anos, as nuvens de gás que rodeiam a formação dissiparam-se, mas o pilar que permanece até hoje é composto por aglomerados espessos que são mais difíceis de ruir, o que o torna perfeito para estudos.
Além das fotografias, a equipe lançou um vídeo impactante, que nos leva a uma viagem emocionante de menos de dois minutos e que nos dá uma noção da enorme escala e distância dos registros feitos pelo Telescópio Webb.