Som da água: por qual razão os humanos conseguem diferenciar água quente e fria sendo derramadas

Diferença entre água quente e fria sendo derramada. Foto: Reprodução TikTok @curedeggyolk

Um vídeo no TikTok se tornou viral após revelar um experimento científico que prova que os humanos podem ouvir a distinção entre o som da água quente e fria sendo derramadas.

+ Clique aqui para ver o vídeo

+ Para salvar a vida do filho pequeno, mãe doa parte do fígado em transplante

O usuário @curedeggyyolk do TikTok fez um experimento em um vídeo viral, com mais de 26 milhões de visualizações, que mostra que os seres humanos conseguem ouvir a diferença entre água quente e fria sendo derramada.

Nas imagens, com dois copos de água, um apenas fervido e outro contendo água fria gelada com gelo, ele desafia os espectadores a fecharem os olhos para testar se conseguiam ouvir a diferença entre os sons da água e, a seguir, assistirem novamente para verificar se acertaram.

Um usuário disse: “O quente parece fraco e o frio parece tilintar, se isso faz sentido”. Outra pessoa fez a seguinte analogia: “Isso pode ser estranho, mas a água quente parece suave e a água fria parece dura”. E o motivo pelo qual os humanos conseguem fazer essa distinção está na frequência do som.

De acordo com a Small Screen Science, a ressonância do ar, a vibração do recipiente e da água como um todo são fontes sonoras, e apesar de possuírem as mesmas frequências, ambas têm intensidades diferentes.

A vibração do recipiente e da água é o som dominante durante o derramamento de água fria, enquanto quando a água quente é derramada, é a ressonância do ar.

Redação Giovana: