As paredes de uma sala subterrânea “secreta”, onde Michelangelo se escondeu em 1530 para escapar de uma sentença de morte ordenada pelo Papa Clemente VII, foram recentemente reveladas ao público, após terem sido descobertas em 1975.
+Vídeo: hambúrguer do McDonald’s surge intacto após anos em um carro
+‘Cientista mais atraente do mundo’ revela ser ‘traumatizada’ pelo seu apelido
+Preparando o ninho; grávida pede para as amigas uma grande faxina em casa em vez do clássico chá de bebê
Michelangelo recebeu sentença de morte devido à sua associação com os conflitos políticos envolvendo os poderosos Medici, o artista havia ajudado uma rebelião contra o reinado da família italiana, que foi derrubada em 1527. Durante seu período de exílio, ele chegou a colaborar com o governo republicano na fortificação das muralhas de Florença, tornando-se um inimigo de seus antigos patronos.
A sala subterrânea permaneceu oculta até 1975, quando foi acidentalmente descoberta durante uma busca por espaço adicional para a visita de turistas na Capelas dos Medici, na Florença.
Michelangelo ficou cerca de dois meses escondido no local, e deixou, em seu interior, muitos desenhos e esboços feitos durante este seu confinamento, revelando sua grande habilidade artística em um momento tão tenso e delicado.
Devido às preocupações com a preservação das obras, o acesso do público sempre foi limitado, mas agora, após melhorias de segurança, a sala será aberta a visitantes, permitindo que até quatro pessoas por vez a explorem, com um limite de 100 ingressos por semana até março de 2024.