Depois de ser interrompida em março por causa da pandemia do novo coronavírus, a mostra de filmes Fellini, Il Maestro está de volta ao Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB) em São Paulo. A retrospectiva do cineasta italiano Federico Fellini começa nesta quarta-feira (6) e segue até o dia 18 de janeiro, de forma presencial e gratuita, no CCBB, no centro da capital paulista.
+Influenciador Andrey Nousi faz sucesso com suas consultorias focadas no mercado exterior
+Ilustrador dá traços humanos aos personagens de “O Rei Leão”
+Pessoa mais velha do mundo, japonesa Kane Tanaka completa 118 anos
A mostra marca o centenário de nascimento de Fellini, celebrado em 20 de janeiro. A retrospectiva tem curadoria de Paulo Ricardo Gonçalves de Almeida.
“Federico Fellini é reconhecido como um dos maiores e mais influentes cineastas de todos os tempos, cujos filmes, que trazem um olhar altamente pessoal e idiossincrático sobre a sociedade, são uma combinação única de memória, sonhos, fantasia e desejo. O adjetivo felliniano é sinônimo de qualquer tipo de imagem extravagante, barroca ou fantasiosa no cinema ou na arte em geral”, disse o curador.
Nesta segunda fase da mostra serão exibidos 12 filmes do diretor italiano, entre eles, A Doce Vida (1960), vencedor da Palma de Ouro, em Cannes. Também serão exibidos Abismo de um Sonho (1952), o primeiro longa-metragem dirigido sozinho por Fellini, e A Estrada da Vida (1954), premiado com o Oscar de melhor filme estrangeiro. A entrada para os filmes deve ser reservada com antecedência no site da Eventim.