Retratos da vida: concurso premia as melhores imagens capturadas no dia a dia

Oktoberfest – Davide Albani – 1º lugar.

Fotógrafos observam o mundo ao seu redor com olhos que procuram, em cada situação, paisagem, ou momento, uma imagem que transmita um sentimento, uma curiosidade, que provoque a imaginação mas ao mesmo tempo retrate a vida exatamente como ela é.

+ Dupla de TikTokers quebra recorde mundial com o maior nugget de frango já preparado

+ Página do Instagram traz os piores cortes e penteados: 21 imagens para ver antes de ir ao cabeleireiro

+ De acordo com estudo de Harvard, mulheres otimistas vivem por mais tempo

E, para prestigiar esses fotógrafos, que enxergam no cotidiano detalhes que passam desapercebidos pela maioria de nós, o The Independent Photographer, uma rede internacional de  fotógrafos, anunciou os vencedores do seu Street Photography Contest, ou Concurso de fotografia de rua, que aconteceu em maio de 2022.

Esse concurso tem como objetivo celebrar os momentos mais simples do dia a dia das cidades, das ruas, de seus personagens e cenários e, premiar os fotógrafos que fizeram os melhores registros de momentos espontâneos, que acontecem diariamente, pelo mundo todo.

É a alegria de crianças conversando, um beijo apaixonado do casal alheio a tudo e todos ou, a simples imagem de um senhor caminhando pelas ruas de Paris. As fotos nos fazem imaginar o que as pessoas estão pensando, porque elas estão ali naquele lugar, ou o que um garotinho está falando no ouvido do outro.

O concurso recebeu imagens de mais de cinquenta países e aqui você pode conferir as fotos vencedoras e alguns dos trabalhos finalistas.

Escoteiros – Valentim de Villemeur – 2º lugar
“Mão e cigarro” – Francesco Gioia – 3º lugar
“Povo de Paris” – Andreea Badiu-Slabu

Não importa se o cenário fosse o próprio ambiente urbano dos fotógrafos ou como eles exploraram outros territórios e culturas, o trabalho destes artistas incrivelmente talentosos mostra que, não importa onde estamos, pessoas são pessoas, com sentimentos, expectativas e sonhos.

“Olhe para o futuro” – Anna Biret
“Gel Doy” – Dovlet Annayev
“Café e Cigarro” – Ilya Nikolayev

Criado em 2016, o The Independent Photographer tornou-se rapidamente um importante recurso para o mundo da fotografia internacional, com sua revista online e suas exposições anuais. Seus concursos são mensais e com temas dos mais diversos. O juiz dessa competição foi Bruce Gilden, um dos fotógrafos de rua mais emblemáticos do nosso tempo.

“Cenas de Rua” – Inge Colijn
Pierluigi Mesolella

Redação: