Rede de apoio: fotógrafas negras criam comunidade global

Imagem – Sherie Margaret Ngigi

A Black Women Photographers, BWP, um projeto lançado em 2020, luta para que fotógrafas  negras recebam o devido reconhecimento da indústria.

A organização criada pela fotógrafa estadunidense, Polly Irungu, começou com 100 participantes e, em apenas dois anos, o BWP se transformou em uma comunidade global, com mais de mil mulheres negras e fotógrafas não binárias, vindas de mais de 50 países.
“Eu realmente não sabia que a fotografia era um espaço para eu estar, pois não me via no mundo da fotografia ou, realmente em nenhum espaço de arte ”, disse Irungu sobre a motivação para a criação da organização. Em uma entrevista a revista Vogue ela declarou: “Acho que com o trabalho que venho fazendo, isso está acabando. Está nos colocando, como mulheres negras, em primeiro plano, já que ficamos de fora da indústria por tanto tempo”.
Irungu espera expandir os objetivos originais da organização ao entrar em seu terceiro ano e, principalmente continuar a defender as mulheres negras na indústria. “Eu só quero continuar construindo essa comunidade, celebrando esses trabalhos , ajudando essas fotógrafas. Mas, também seguir na busca por espaço, mostrando que “Sim, estamos aqui”, e fotografamos retratos, esportes, música, belas artes e, qualquer coisa que você possa imaginar, como arquitetura, natureza, paisagem, cinema,  está tudo dentro desta comunidade”.
Nós separamos imagens de algumas fotógrafas muito talentosas. Se quiser saber mais sobre o projeto e, conhecer mais a fundo seu arquivo, é só dar um pulo na página da BWP no Instagram.
Imagem – DeLovie Kwagala
Imagem – Sandy Adams
Imagem – Kate Sterlin
Imagem – Ester Sweeney
Imagem – DeLovie Kwagala
Imagem – Clara Watt
Redação: