Pessoas fanáticas por celebridades têm habilidades cognitivas menores, aponta estudo

Pessoas com obsessão por indivíduos ricos e famosos tendem a atingir pontuações mais baixas em testes cognitivos. É o que aponta um estudo divulgado pela pela publicação científica BMC Psychology.

+ Idosa resgata cisne com as próprias mãos em ponte na Alemanha; veja o vídeo
+ Artista usa cebola para recriar obras famosas
+ Obra de Rembrandt pode ser explorada de perto pela internet em foto de 717 gigapixels

Os pesquisadores recrutaram 1.763 adultos húngaros para uma pesquisa online, que incluía dois testes de inteligência desenvolvidos para explorar dois aspectos diferentes de cognição.

Além desses testes, os voluntários completaram ainda um teste para definir o seu grau de interesse em relação à vida das celebridades, além de aspectos como riqueza material e autoestima.

O estudo aponta que altos níveis de fixação nas celebridades estão ligados a pontuações mais baixas nos testes de inteligência.

De acordo com os pesquisadores, uma das hipóteses é que esses resultados ruins podem estar relacionados justamente ao nível de atenção necessário para que esses fãs se mantenham ligados de maneira unilateral aos seus ídolos.

No sentido contrário, pessoas com notas melhores nos testes cognitivos seriam mais capazes de identificar os mecanismos de marketing usados pelos ricos e famosos.

Tudo do bem
Back to top