Joaquín Susmozas, um pediatra de Cartagena, na Espanha, está ganhando uma legião de fãs nas redes sociais por compartilhar as aventuras que faz com sua filha de 10 anos, que sofre de uma doença rara.
+ Médico alerta perigos do uso de cigarros eletrônicos que podem não ser vistos por “20 ou 30 anos”
+ Em cirurgia de 10 horas, médicos retiram tumor de 6,8 Kg da cabeça de um homem
Joaquín e Julia, que formam a dupla J&J Running Team, já percorreram mais de 5.800 quilômetros desde 2020. O médico compartilha imagens e vídeos de suas aventuras no Instagram, onde acumula mais de 4 mil seguidores.
Os dois participam de corridas, maratonas e trilhas para dar visibilidade à deficiência e conscientizar a sociedade sobre o cotidiano das famílias que convivem com os desafios da falta de acessibilidade e do cumprimento de direitos.
Julia, que é fruto do casamento de Joaquín com a enfermeira Noelia, tinha apenas algumas semanas de vida quando foi diagnosticada com a síndrome de Beckwith-Wiedemann (SBW), uma doença rara que gera problemas de crescimento que podem afetar várias partes do corpo.
Quando era bebê, Julia teve uma paralisia cerebral e duas paradas cardiorrespiratórias. Hoje, a bordo da cadeira de rodas que seu pai empurra, a criança sorridente e corajosa é uma impulsionadora de mudanças.
“Prefiro sentimentos que levem à ação, a me perguntar como pode haver coisas iguais a mais de um século atrás, que convidam a bater em todas as portas necessárias, e minha filha me dá forças”, disse Joaquín em conversa com o site Infobae.