O “Brilho Da Vinci”; nas próximas noites olhe para o céu e conheça o lado escuro da Lua

Nas próximas noites você poderá ver o lado escuro da Lua e, graças a Leonardo Da Vinci, sabemos por que isso está acontecendo.

+ Conheça Happy, o bezerro que nasceu com marcas que parecem um rosto sorridente

+ Estranha coincidência; passageiros compartilham o que já viram de mais inusitado em suas viagens de metrô

+ Uma viagem gastronômica em 15 pratos preparados por vovós do mundo todo

Há um tipo único de lua crescente que apresenta um brilho diferenciado, é aquela lua que quando olhamos revela a sua parte brilhante mas também todo o contorno escurecido do único satélite natural da Terra; esse fenômeno é conhecido como “Da Vinci Glow”, ou “Brilho de Da Vinci”, em homenagem ao homem que finalmente descobriu o que era esse fenômeno comum, mas difícil de explicar.

O fenômeno é conhecido em português como Luz Cinérea, e ocorre quando a luz solar é refletida da Terra para a superfície da lua. Essa luz é então refletida de volta para a Terra, permitindo que as porções escuras da lua fiquem visíveis a olho nu.

De acordo com a Nasa, a principal fonte do brilho da lua, durante o período do fenômeno, é a luz refletida nas nuvens da Terra e no gelo marinho. Este brilho opaco é visível apenas em uma fina superfície lunar crescente, quando a lua está perto do horizonte durante os últimos e os primeiros dias de sua órbita ao redor do planeta.

Nos últimos tempos, o aquecimento do Oceano Pacífico está ligado a uma redução da cobertura de nuvens baixas e, portanto, da proporção de luz solar refletida da Terra. De acordo com um estudo publicado em 2021 na revista Geophysical Research Letters , a Terra estaria refletindo menos luz na superfície do lado escuro da lua devido a esse aquecimento , afetando o fenômeno, os pesquisadores descobriram que entre 1998 e 2017 a quantidade de luz refletida da Terra caiu 0,5%.

O lado escuro da lua poderá ser observado nas próximas noites, então, aproveite a oportunidade para apreciar sua beleza e seus mistérios.

 

 

 

 

Back to top