

A camiseta que monitora os sinais vitais pode ajudar pacientes a saírem do hospital mais cedo para se recuperarem em casa.
+ Cliente surpreende faz-tudo com bolo de aniversário e sua gentileza comove a internet
+ Artista viraliza com bolos realistas feitos com argila, tinta e bordados
Uma camiseta sensorial, que monitora os sinais vitais após uma cirurgia urológica de câncer, pode ajudar pacientes a saírem do hospital mais cedo para se recuperarem em casa.
A vestimenta foi idealizada por uma equipe da Universidade Sapienza, em Roma, na Itália. O professor Antonio Pastore e seus colegas trabalharam com a LET Webearable Solutions, empresa especializada em telemonitoramento, para projetar a camiseta com sensores que monitoram ECG, frequência cardíaca, temperatura corporal e mais.
Os dados coletados pela camiseta são enviados para um aplicativo e software baseado na web. Em um primeiro teste, de um estudo piloto com 70 pessoas, um grupo usou a vestimenta por cerca de duas semanas, sob as roupas, três vezes ao dia e os resultados obtidos foram promissores.
No grupo de controle, os pacientes receberam alta normalmente, três a cinco dias após a cirurgia. Em outro grupo, a alta foi dada 24 a 36 horas antes, ou seja, dois a quatro dias após a cirurgia, com uma camiseta para ser usada em casa, em horários determinados.
O grupo que usou o dispositivo vestível foi totalmente informado sobre como ele funcionava para monitorar parâmetros vitais, incluindo pressão arterial, frequência cardíaca, saturação e glicemia.
Além do monitoramento bem-sucedido, a camiseta também detectou o início de condições cardiológicas em cinco pacientes, o que permitiu que eles recebessem tratamento preventivo precoce.
À CBS 19 News, Pastore falou sobre os resultados iniciais do projeto: “A camiseta que demos aos pacientes é diferente de smartwatches e outros wearables. Ela pode revelar mais dados, incluindo eletrólitos, que precisamos continuar monitorando após a cirurgia da bexiga, pois eles podem revelar desequilíbrios minerais que levam a complicações sérias.”
“Nossos pacientes acharam a camiseta fácil de usar e mais de 90% relataram que ela permitiu que se sentissem seguros e cuidados enquanto se recuperavam em casa.”
Um estudo sobre a relação custo-benefício da tecnologia está atualmente em andamento pelos pesquisadores e, embora esse teste tenha sido promissor, mais testes ainda devem ser realizados para consolidar os resultados positivos do projeto.