Museu Nacional lança exposição virtual “Os Primeiros Brasileiros” nesta terça (13)

O Museu Nacional, da UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro), lança nesta terça-feira (13) a exposição virtual “Os Primeiros Brasileiros”, que traz painéis históricos, músicas, filmes e fotografias que registram a diversidade e as narrativas dos povos indígenas.

+Cabeleireiro cria técnica para impressão de estampas nos cabelos
+ONU busca empreendedoras para curso sobre digitalização de negócios
+Emirados Árabes Unidos terão primeira mulher astronauta do país

Concebida pelo antropólogo João Pacheco de Oliveira em parceria com a Apoinme (Articulação dos Povos e Organizações Indígenas do Nordeste, Minas Gerais e Espírito Santo), a mostra já foi apreciada por mais de 250 mil pessoas e, agora, ganha sua edição virtual. Em 2018, quando ocorreu o incêndio no Museu Nacional, a coleção estava no Memorial dos Povos Indígenas, em Brasília. A última versão física da mostra ocupou o Arquivo Nacional (RJ) em 2019.

Cerca de 180 imagens de materiais históricos e contemporâneos, 12 trilhas sonoras e 05 filmes compõem os ambientes. Fotografias e descrições de artefatos que não foram alcançados pelo incêndio, como um manto tupinambá, máscaras rituais, armadilhas, objetos musicais e armamentos ilustram a riqueza da coleção.

Após o evento de lançamento, às 18h (que pode ser conferido aqui), a exposição estará disponível à visitação virtual, por meio da plataforma www.osprimeirosbrasileiros.mn.ufrj.br.

Redação: