
Trend no TikTok, que incentiva as pessoas a pararem de compartilhar tudo sobre suas vidas, é uma prática estudada e apoiada pela ciência.
+ Startups se unem para transformar urina de corredoras da Maratona de Londres em fertilizante
+ Pai completa maratona carregando mochila de 20 Kg para homenagear memória do filho
+ Jardineiro viraliza ao mostrar como plantar batatas em caixas de papelão
“Mova-se em Silêncio” é uma Trend no TikTok, que incentiva as pessoas a pararem de compartilhar tudo sobre suas vidas e essa prática já foi muito estudada e é apoiada pela ciência.
A nova tendência propaga a ideia de que devemos repensar nossos hábitos de comunicação e nossa relação com as redes sociais. É a proposta de um o movimento contrário ao que vivemos atualmente, onde muitos sentem a necessidade de postar sobre tudo o que acontece.
Hoje em dia, podemos acompanhar a rotina de amigos e desconhecidos nos mínimos detalhes, vivemos em um mundo onde tudo é compartilhado, as boas e más coisas, o útil e o inútil, opiniões e fotos, muitas fotos.
Mas os próprios tiktokers, pelo menos alguns deles, sugerem que, principalmente quando tratamos de planos para o futuro ou metas que estabelecemos, devemos ficar quietos e não compartilhar nossos pensamentos.
É o caso da criadora de conteúdo @noemoneyyy, que postou um vídeo sobre a trend, e que já atraiu milhões de visualizações. Em seu clipe ela revela que já foi uma internauta que compartilhava tudo, mas que não acredita mais que esta seja a melhor maneira de alcançar seus objetivos.
“Como uma ex-pessoa que compartilhava demais e costumava contar a todos os amigos, familiares e parceiros tudo o que estava fazendo, prometo que as coisas sempre funcionam melhor quando você guarda para si mesma”, explica ela.

Em outro vídeo, a tiktoker @mandanazarfhami diz: “Não importa o que esteja acontecendo na sua vida: aquele emprego dos sonhos, aquela cidade para onde você quer se mudar, aquela pessoa dos sonhos, aquela vida dos sonhos, qualquer coisa dos sonhos. Literalmente, guarde para si até que esteja feito”.

E um estudo realizado pela Universidade de Nova York descobriu que o hábito de manter planos e objetivos em segredo pode ser realmente eficaz para que eles se concretizem.
Os pesquisadores descobriram que as pessoas que mantêm seus objetivos em sigilo trabalham por eles, em média, 45 minutos, em comparação com os 33 minutos de trabalho concluídos por aquelas pessoas que anunciam seus planos com antecedência.
Então, as pessoas que compartilham seus objetivos nas redes sociais e expressam segurança de que vão conseguir o que querem, na verdade trabalham aproximadamente 25% menos para atingirem suas metas.
De acordo Peter Gollwitzer, psicólogo que liderou o estudo, “uma vez que você tenha contado suas intenções a outras pessoas, isso lhe dá uma ‘sensação prematura de completude'”.
Segundo Gollwitzer, falar sobre um plano futuro ou algo que você deseja fazer, satisfaz uma parte do cérebro e, quando tornamos nossos objetivos públicos, especialmente aqueles que envolvem nossa identidade, nossa capacidade de alcançá-los é significativamente reduzida, ou seja, é como diz o velho ditado, “ações falam mais que palavras”.
Então, da próxima vez que for estabelecer novas metas e planos para a sua vida, compartilhe apenas com pessoas próximas e espere; dê tempo ao tempo e então, quem sabe, você poderá ter grandes resultados para mostrar para o mundo todo, se quiser.
Este conteúdo foi criado com a ajuda da IA e revisado pela equipe editorial.
