Paciente com insuficiência cardíaca terminal recebeu o primeiro coração totalmente artificial feito de titânio.
+ Passageiro de Uber percebe que motorista é amigo que não vê há 20 anos; veja o reencontro
+ Irmão da noiva surpreende com gesto emocionante e leva os internautas às lágrimas
O Texas Heart Institute e a empresa de tecnologia médica BiVACOR criaram o chamado Coração Artificial Total (TAH), um coração artificial de titânio que usa a mesma tecnologia dos trens bala para bombear sangue mecanicamente para todo o corpo.
O dispositivo foi desenvolvido para substituir completamente a função de um coração humano para pacientes que precisam de um novo coração com urgência, bombeando sangue pelo corpo até que um coração esteja disponível para transplante.
O coração de titânio usa tecnologia de levitação magnética, ou maglev, o mesmo princípio usado em trens de alta velocidade; construído em titânio, ele tem uma única parte móvel que utiliza um rotor levitado magneticamente que bombeia o sangue e substitui ambos os ventrículos de um coração com insuficiência.
A levitação magnética permite que nenhuma das partes móveis raspe ou deslize uma contra a outra, o que reduz o atrito e aumenta drasticamente a longevidade do dispositivo.
E então, no início deste mês, o coração de titânio foi implantado, com sucesso, em um homem de 57 anos. O paciente, que sofria de insuficiência cardíaca terminal , recebeu o dispositivo sem complicações e ele funcionou efetivamente por oito dias até que um coração humano estivesse disponível para um novo transplante.
Em um comunicado, Daniel Timms, fundador da BiVACOR, expressou imenso orgulho pelo primeiro transplante feito com um coração totalmente artificial: “Estou incrivelmente orgulhoso de testemunhar o sucesso do primeiro implante em humanos do nosso TAH”, disse ele.
“Essa conquista não teria sido possível sem a coragem do nosso primeiro paciente e sua família, a dedicação da nossa equipe e nossos colaboradores especialistas do The Texas Heart Institute. Nosso TAH nos deixa um passo mais perto de fornecer uma opção desesperadamente necessária para pessoas com insuficiência cardíaca em estágio terminal que precisam de suporte enquanto esperam por um transplante de coração.”