Médico usa robô para remover tumor de paciente que estava a 5.000 Km de distância

Shanghai Chest Hospital

Utilizando um robô cirúrgico, o médico removeu um tumor pulmonar de um paciente que estava a 5.000 Km de distância.

+ Mulher viraliza ao falar sobre sua gravidez aos 51 anos de idade

+ Entregador apaixonado pede gorjetas para realizar sonho da noiva e ganha muito mais do que esperava

+ Esposa tenta fazer revelação de gravidez diferente para seu marido e acaba criando um vídeo hilário

Operando remotamente uma máquina, em seu consultório, um cirurgião chinês removeu com sucesso um tumor de pulmão de um paciente que estava a 5.000 km de distância. O cirurgião, junto com seus colegas do Shanghai Chest Hospital, realizou a operação usando um robô cirúrgico 5G.

Dr. Luo Qingquan guiou o Medbot 5G, de fabricação chinesa, em Xangai, que fica na Costa do Pacífico da China, para remover o tumor pulmonar do paciente que estava anestesiado em uma cama, dentro de um hospital em Kashgar, Região Autônoma de Xinjiang, no extremo oeste do país.

De acordo com o Shanghai Daily, o Shanghai Chest Hospital é a primeira unidade médica do país a realizar cirurgias torácicas assistidas por robôs e também é a unidade que realiza o maior número  de cirurgias desse tipo na China.

Compartilhando o vídeo na rede X, um internauta escreveu: “Um cirurgião na China removeu com sucesso um tumor de pulmão de um paciente enquanto estava a 5.000 km de distância. O médico operou a máquina remotamente de seu consultório em Xangai, enquanto o paciente estava em Kashgar, localizado no lado oposto do país.”

A telecirurgia, ou cirurgia a distância, é uma inovação médica que pode, no futuro, ajudar a salvar milhares de pessoas em países de baixa e média renda e também em áreas rurais, lugares onde a população não tem acesso a uma equipe médica especializada.

 

 

 

 

Redação Cláudia: