Utilizando um robô cirúrgico, o médico removeu um tumor pulmonar de um paciente que estava a 5.000 Km de distância.
+ Mulher viraliza ao falar sobre sua gravidez aos 51 anos de idade
Operando remotamente uma máquina, em seu consultório, um cirurgião chinês removeu com sucesso um tumor de pulmão de um paciente que estava a 5.000 km de distância. O cirurgião, junto com seus colegas do Shanghai Chest Hospital, realizou a operação usando um robô cirúrgico 5G.
Dr. Luo Qingquan guiou o Medbot 5G, de fabricação chinesa, em Xangai, que fica na Costa do Pacífico da China, para remover o tumor pulmonar do paciente que estava anestesiado em uma cama, dentro de um hospital em Kashgar, Região Autônoma de Xinjiang, no extremo oeste do país.
De acordo com o Shanghai Daily, o Shanghai Chest Hospital é a primeira unidade médica do país a realizar cirurgias torácicas assistidas por robôs e também é a unidade que realiza o maior número de cirurgias desse tipo na China.
Compartilhando o vídeo na rede X, um internauta escreveu: “Um cirurgião na China removeu com sucesso um tumor de pulmão de um paciente enquanto estava a 5.000 km de distância. O médico operou a máquina remotamente de seu consultório em Xangai, enquanto o paciente estava em Kashgar, localizado no lado oposto do país.”
A telecirurgia, ou cirurgia a distância, é uma inovação médica que pode, no futuro, ajudar a salvar milhares de pessoas em países de baixa e média renda e também em áreas rurais, lugares onde a população não tem acesso a uma equipe médica especializada.