O Dr. Ahmed Ezzat, médico do National Health Service do Reino Unido, compartilhou um vídeo no TikTok para fazer um alerta de saúde aos usuários de cigarros eletrônicos.
+ TikToker viraliza ao compartilhar sua dura batalha para largar o vício em vape
+ Otorrinolaringologista revela como limpar cera de ouvido com segurança
“Quem poderia imaginar que, nas décadas de 1920 a 1940, os médicos em todos os outdoors tentavam promover o consumo de cigarros, afirmando, juntamente com as empresas de tabaco, que fumar curava ou tratava a asma e a falta de ar”, começou ele.
“Se alguém dissesse isso agora seria absolutamente ridículo. Então, da mesma forma, estamos vendo a história se repetir”, disse o médico, que ainda explicou que existem diversos paralelos entre vapes e cigarros.
“Só porque ainda não há provas suficientes para provar que é prejudicial, não significa de forma alguma que não haja danos. Eles podem ser muito prejudiciais e os efeitos só serão conhecidos daqui a 20 ou 30 anos”, ainda disse Ezzat.
“Pessoas comprando esses vapes muito baratos, coloridos, que vejo em todos os pontos de ônibus. São crianças que estão saindo das escolas. Esses sabores normalizam isso, em vez de alguém comprar, digamos, chiclete ou chocolate, eles compram um vape que é percebido como legal”, lamentou.
O médico, que usa suas plataformas nas redes sociais para desaconselhar jovens quando o assunto é o uso de cigarros eletrônicos, explicou que o National Health Service do Reino Unido somente recomenda o uso de vapes em casos muito específicos.
“O NHS recomenda [o uso de cigarros eletrônicos] de forma controlada para quem está tentando parar de fumar e não consegue parar. [Para] indivíduos viciados em fumar, [o uso de cigarros eletrônicos é] regulamentado, em consulta com um médico”, alertou Ezzat.
@drmishmash Does Vaping fruit flavours count as one of your 5 a day?! Doctor Reacts. Lets raise awareness and help every person quit smoking (vaping) . #antivape #notvaping #vapeaware #vaping #fyp #nhsdoctor ♬ original sound – DrMishMash