Médicas vestindo biquinis inundam redes socias com selfies em protesto a estudo que indica ser ‘pouco profissional’ compartilhar fotos assim.
+ Clique aqui e veja as imagens das médicas de biquini
Médicas foram às redes sociais para compartilhar fotos suas, usando biquínis, depois que uma pesquisa, realizada por três homens, apontou que imagens deste tipo são “pouco profissionais” e inapropriadas”.
O artigo, publicado no Journal of Vascular Surgery, no final de 2019, causou uma forte reação entre a comunidade médica que considerou o estudo ‘perturbador’.
Intitulado “Prevalência de conteúdo não profissional em mídias sociais entre jovens cirurgiões vasculares”, o estudo analisou os perfis de mídia social de 235 residentes médicos; para isso, os pesquisadores criaram perfis falsos para visualizar as fotos pessoais de cada pessoa.
+ Depois de 18 anos, mulher com paralisia consegue falar graças a implante cerebral
+ Ele foi engolido e depois cuspido por baleia jubarte e sobreviveu para contar a história
+ Jennifer Garner diverte internautas com vídeo informativo sobre abóboras
De acordo com a publicação, médicos que compartilham imagens em “poses provocantes usando biquínis/trajes de banho”, consumindo ou segurando bebidas alcoólicas ou que expõe posições políticas controversas são “potencialmente pouco profissionais”.
O estudo, considerado ofensivo por médicos de ambos os gêneros, não se referiu especificamente às médicas, mas a comunidade indignada acusou o estudo de perpetuar o “machismo” na profissão.
Médicas inundaram as redes sociais com fotos delas mesmas em trajes de banho e médicos também compartilharam imagens onde aparecem com bebidas alcoólicas usando a hashtag #MedBikini, para deixar bem claro que suas vidas pessoais e o que fazem fora do trabalho não afetam seu profissionalismo.
As fortes críticas à publicação fizeram com que o autor do estudo, Dr. Jeff Siracuse, fosse às redes sociais para pedir desculpas pela formulação do artigo.
+ Saiba como escolher o perfume ideal usando esse dicionário de fragrâncias
+ O que é dismorfia corporal ou transtorno dismórfico corporal (TDC)
“Nossa intenção era capacitar os cirurgiões para que estivessem cientes e então decidissem pessoalmente o que poderia estar facilmente disponível para nossos pacientes e colegas verem nas redes sociais”, disse ele.
“No entanto, esse claramente não foi o resultado. Percebemos que a definição de profissionalismo está mudando rapidamente na medicina e que precisamos dar suporte aos nossos estagiários e cirurgiões à medida que nossa sociedade muda, sem a aparência de julgamento.”
Fotos: Instagram @bikinimed. Este conteúdo foi criado com a ajuda da IA e revisado pela equipe editorial.