Médica explica porque fazer aquele ‘xixi só por precaução’, pode ser uma péssima ideia; veja o vídeo

ThePelvicDanceFloor/TikTok

Em vídeo postado nas redes sociais, médica explica porque aquele ‘xixi só por precaução’ pode ser, na verdade, uma péssima ideia.

+ Médico faz alerta sobre os perigos do uso de cotonetes e ensina como limpar corretamente seus ouvidos

+ Em um vídeo comovente, mulher conta porque adotou o filho da ex-esposa de seu marido; conheça essa história incrível aqui

+ Esposa tenta fazer revelação de gravidez diferente para seu marido e acaba criando um vídeo hilário

Sabe quando estamos já na porta de casa, prontos para sair, mas achamos melhor ir ao banheiro, no caso de sentirmos vontade no caminho. Ou, já na cama, o sono chegando mas o pensamento se concentra na bexiga e, se não formos ao banheiro não conseguimos dormir. Então, esse xixi, só por precaução, pode não fazer muito bem para sua saúde.

Em um vídeo que viralizou, a Dra. Alicia Jeffrey-Thomas diz que não devemos fazer isso e explica porquê: “Sou especialista em assoalho pélvico e eu trabalho com muitas pessoas com bexiga hiperativa, incontinência de esforço e incontinência de urgência”; “E é por isso que você não deveria ir ‘por precaução’”, começa dizendo em sua postagem.

No clipe a médica fala sobre os três níveis de sensação de necessidade de fazer xixi: “o primeiro é apenas um nível de consciência que indica que há urina na bexiga”, explica. “O segundo é aquele que diz para você fazer um plano para usar o banheiro, e o terceiro é uma espécie de botão de pânico que diz: ‘Leve-me lá agora, estou prestes a transbordar’”.

Jeffrey-Thomas usa até desenhos para demonstrar o que acontece quando não ensinamos nosso corpo a entender os sinais que ele está enviando e ativamos o sistema urinário sem necessidade, segundo a médica, é exatamente isso que faz com que o ‘sensor de xixi’ não funcione corretamente.

Mas como vamos mudar esse hábito? Afinal, desde que aprendemos a controlar a bexiga, também aprendemos a ir ao banheiro antes de viajar de carro, assistir a um filme ou praticar atividades esportivas. Para muitos internautas, foi um verdadeiro choque saber que, o que era para ser uma coisa positiva, na verdade pode ser prejudicial a saúde.

“Quem mais ouve a mãe dizer ‘vá por precaução’ quando você está fora de casa e perto de um banheiro?” comentou um; “O TikTok é basicamente um monte de vídeos me dizendo que estou vivendo uma vida errada”, brincou outro.

Redação Cláudia: