A Mattel, empresa fabricante de brinquedos, acaba de anunciar mais duas novas bonecas inclusivas da Barbie.
+ Mãe pede ajuda com filhas bagunceiras e seu vídeo diverte os internautas
+ Casal adota garoto e seu irmão com deficiência em um ato de amor incondicional
+ Psicóloga revela as 5 memórias essenciais que os filhos levam para toda a vida
A Mattel, uma das maiores fabricantes de brinquedos do mundo, acaba de anunciar duas novas adições à linha de bonecas inclusivas: a Barbie cega e a Barbie negra com síndrome de down.
Para a criação dos novos modelos, a empresa trabalhou junto com a Fundação Americana para Cegos (AFB), e a Sociedade Nacional da Síndrome de Down (NDSS). A colaboração ajudou a garantir que os designs das bonecas reflitam com precisão as comunidades que elas representam.
A primeira Barbie cega incluiu recursos táteis, como roupas com velcro, tecidos texturizados e sua caixa vem com o nome da boneca escrito em Braille. O modelo vem com uma bengala branca e vermelha, óculos de sol estilosos e funcionais e seus olhos refletem o olhar às vezes distinto de um indivíduo cego.
Em uma declaração à CBS News, Eric Bridges, CEO da AFB falou da importância do projeto e da dedicação da empresa em oferecer um produto realista às crianças com deficiência visual: “Eles não apenas abraçaram um desejo profundo de que a boneca fosse uma representação autêntica de nossa comunidade, mas também de como uma criança cega interagiria com a boneca.”
No ano passado, a Mattel lançou a primeira boneca com síndrome de down e, para a coleção de 2024, a empresa fez mais uma parceria com a National Down Syndrome Society para apresentar a primeira boneca Barbie negra com Down.
A Barbie negra com Down representa com precisão as características físicas de pessoas com a síndrome, como a estatura mais baixa e tronco mais longo; a boneca também tem o cabelo trançado, uma característica fundamental pedida pela comunidade negra com a síndrome.
“A NDSS está entusiasmada em apresentar uma segunda boneca Barbie com síndrome de down. Ter esta boneca lançada junto com a nova boneca Barbie com cegueira marca outro passo importante na expansão da representação para a comunidade de deficientes”, disse Kandi Pickard, CEO da NDSS, em uma declaração.
Para Krista Berger, vice-presidente sênior da Barbie, as parcerias com as organizações são fundamentais para os projetos de bonecas inclusivas e os modelos são muito importantes para crianças com alguma deficiência: “Reconhecemos que a Barbie é muito mais do que apenas uma boneca; ela representa a autoexpressão e pode criar um sentimento de pertencimento.”