

Um vídeo emotivo de uma mãe norte americana gerou debate nas redes sociais sobre como a licença- maternidade é tratada nos Estados Unidos.
+ Clique aqui para ver o vídeo
Um post emotivo de uma mãe norte americana gerou um grande debate nas redes sociais sobre como a licença-maternidade é tradada nos Estados Unidos.
Os EUA estão entre os sete países no mundo que não oferecem licença parental remunerada garantida por lei. As mães estadunidenses costumam tirar uma média de 10 semanas de licença após dar à luz, mas isso inclui licenças remuneradas e não remuneradas e, apenas para aquelas que podem se afastar do trabalho.
Comparada com a média mundial, de aproximadamente 19 semanas de licença remunerada, a licença parental nos Estados Unidos fica bem atrás.
E Marissa Jeanne, mãe de gêmeos, expôs como a situação pode ser realmente injusta em um post em sua página no TikTok.
“Sei que tenho mais tempo do que muitas mulheres têm com três meses, mas simplesmente não… simplesmente não me sinto pronta,” diz ela entre lágrimas, enquanto segura seus bebês.
Ao Good Morning America, ela explicou como, em seu caso, as regras para a licença-maternidade foram particularmente difíceis, já que sua gravidez foi de risco e os gêmeos nasceram 5 semanas e meia antes do previsto, tendo que passar várias semanas na UTI Neonatal, antes de poderem ir para a casa.
Jeanne contou que como contagem regressiva de três meses começou assim que os bebês nasceram, ela sentiu como se tivesse sido roubada de boa parte do seu tempo pós-parto.
Seu desabafo nas redes sociais gerou muita comoção e muitas mães se solidarizaram com seus sentimentos. Até mesmo pessoas de fora dos EUA comentaram sua publicação e demonstraram perplexidade pelo fato de licenças mais longas não serem a norma, como acontece em todos os outros países ricos.
“Três meses não é tempo suficiente! As mães merecem mais!”, comentou um internauta.
“No Canadá, as mães recebem 12 ou 18 meses de licença-maternidade remunerada,” disse outro.
“Os EUA precisam elevar seus padrões de maternidade. É uma loucura que estejamos tão atrasados em relação a todos os outros países desenvolvidos,” concluiu um terceiro.
Fonte e imagens: Tiktok @marissa_jeanne. Este conteúdo foi criado com a ajuda da IA e revisado pela equipe editorial.
+ Transformação e inovação: antiga prisão vira complexo de apartamentos nos Estados Unidos
+ Projeto inovador de arquitetura irá transformar Igreja em piscina pública na Holanda
+ Garota de 6 anos imita a voz do pai em mensagem para a escola e diverte a internet