Depois de mais de duas décadas de restauração, locomotiva de 74 anos volta aos trilhos a todo vapor.
+ Com doação de US$ 1 bilhão, Michael Bloomberg torna faculdade de medicina gratuita para maioria dos alunos
+ Ela fez seu vestido de noiva, o smoking do noivo e o traje das madrinhas, tudo em crochê
+ Um menino criticou seu cabelo e a menina de 3 anos lhe deu a melhor resposta possível; veja o que ela disse
Uma locomotiva a vapor de 74 anos voltou a funcionar graças aos esforços de um apaixonado por trens e um grupo de voluntários que levaram mais de duas décadas para restaurar a máquina e colocá-la de volta aos trilhos.
Ian Fraser, um ex-engenheiro ferroviário da London North Eastern Railway, comprou a locomotiva após conhecer um dos antigos maquinistas e, por trens serem uma de suas paixões, ele imaginou que seria um trabalho interessante para realizar quando se aposentasse.
O trem n.º 46464, conhecido carinhosamente como “Carmyllie Pilot”, passou a maior parte de sua vida útil transportando passageiros entre as cidades escocesas de Angus e Fife, um trajeto de aproximadamente 90 minutos, e foi retirado de serviço em 1966.
Depois que Fraser comprou a locomotiva, ele a emprestou para museus e, em 1978, a Carmyllie Pilot operou em uma ferrovia histórica até que um problema a tirou de operação e ela voltou para seu dono.
Fraser faleceu em 1992, mas um grupo de voluntários retomou a restauração no ano 2000 e, nos últimos 24 anos, trabalhou para colocar a locomotiva em funcionamento novamente. No mês passado, em Aviemore, nas Terras Altas, o trem finalmente voltou aos trilhos pela primeira vez em 44 anos.
À BBC, Iain Smith, um dos envolvidos na restauração, disse: “Foi muito emocionante vê-la funcionando novamente”. “Conseguimos realizar o que pretendíamos fazer há 24 anos.”
Fotos: Instagram @scottishtrains. Este conteúdo foi criado com a ajuda da IA e revisado pela equipe editorial.