Grupo faz vaquinha e compra ilha para criar o seu próprio país

Quem nunca pensou em comprar uma ilha deserta para fundar o seu próprio país? Pois um grupo de investidores levou isso bem à sério e hoje é dono de uma pequena faixa de terra no litoral de Belize, que ganhou o nome de Principado de Islândia.

+ DJ Carola será a 1ª brasileira negra a tocar no Tomorrowland
+ Conheça a artista conhecida por tatuar joias que parecem reais
+ Série “Obi-Wan Kenobi” ganha 1º trailer

De acordo com uma reportagem da CNN, tudo começou como uma brincadeira no início dos anos 2000, quando Gareth Johnson comprou o domínio de internet “www.letsbuyanisland.com”. Mas só em 2018 que ele iniciou realmente o projeto Let’s Buy an Island (Vamos Comprar uma Ilha, em tradução livre).

Em parceria com o seu sócio Marshall Mayer, ambos conseguiram reunir um grupo de investidores e começaram a buscar possível ilhas para serem compradas. A escolha final recaiu sobre Coffee Island, um pedaço de terra desabitado de 1,2 acres localizado no litoral do país da América Central.

Mais do que apenas ser sócio em um pedaço de terra, cada investidor contribuiu com pelo menos US$ 3.250 (cerca de R$ 16.500) no projeto, ganhando direito de votação nos destinos da micronação, como são chamados os países que não são reconhecidos oficialmente por outras nações.

O principado conta com bandeira, hino nacional e até o próprio carimbo de passaporte, embora seja oficialmente subordinados as leis de Belize. A meta do grupo de investidores é conseguir reunir 5.000 cidadãos, que vão contribuir com uma pequena soma e convidados a participar do grupo do projeto no Facebook.

Redação: