França vai devolver quadro para família de vítima do Holocausto

O Ministério da Cultura da França anunciou a devolução do quadro “Roseiras sob as Árvores”, do pintor austríaco Gustav Klimt, para os herdeiros de Nora Stiasny, judia austríaca que faleceu em 1942, em um campo de concentração na Polônia.

+Exposição “35 Séculos de Arte e Cultura” da Casa Museu Ema Klabin desembarca na Linha 5-Lilás de metrô
+Zoológico organiza reuniões no Zoom para entreter chimpanzés durante a pandemia
+Prefeitura de São Paulo lança edital para apoiar espaços culturais

Pintada em 1905, a obra estava exposta no Musée d’Orsay, em Paris, desde 1980, quando foi adquirida em um leilão pelo governo francês, que até então não conhecia o passado por trás da obra de arte.

A obra havia sido herdada por Nora do tio, o empresário e colecionador de arte Viktor Zuckerkandi, e foi vendida em agosto de 1938, meses após a anexação da Áustria pela Alemanha nazista, por um valor muito abaixo do mercado, para um negociante de arte que manteve o quadro até os anos 1960.

“Esta decisão de devolver uma das principais obras do nosso acervo público mostra o nosso comprometimento com o senso de justiça e de reparação às famílias. O ministério vai continuar realizando o trabalho essencial de pesquisa junto ao nosso acervo público”, destacou a ministra da Cultura da França, Roselyne Bachelot-Narquin, em um comunicado.

Redação: