Fotógrafo chama a atenção para insetos ameaçados de extinção com imagens impressionantes

Quando falamos sobre animais em perigo de extinção, raramente pensamos nos insetos. Mas, infelizmente, muitas dessas espécies também correm o risco de entrarem para a lista de animais ameaçados de desaparecer da natureza.

+ Concurso de fotografia destaca a força e a beleza da biodiversidade em todo o mundo

+ A ponte suspensa mais longa do mundo é inaugurada na República Tcheca

+ Sem utilizar recursos de edição, fotógrafo faz imagens fantásticas de silhuetas

Agora, uma mostra no  Museu Americano de História Natural, traz através de imagens maravilhosas, espécies que estão em perigo. A exposição chamada de “Extinct and Endangered”, ou “Extinto e Ameaçado” coloca em questão o que está em jogo caso alguns insetos desapareçam do meio ambiente.

A mostra é composta de enormes fotos do fotógrafo britânico Levon Biss , um especialista em retratar uma variedade de elementos naturais. Ele frequentemente colabora com instituições como o Jardim Botânico de Edimburgo e o Museu de História Natural de Oxford, tendo livre acesso ao seus arquivos.

É um trabalho minucioso, Biss seleciona uma espécie e então tira cerca de 10.000 imagens individuais, usando várias lentes. As imagens são então costuradas para criar fotos extraordinariamente detalhadas de besouros, mariposas e borboletas entre outros.

Da coleção de mais de 20 milhões do Museu Americano de História Natural, Biss escolheu apenas 40, algumas já extintas. Com até 2,5 metros de altura, as fotos são imensas em escala e focadas nas peculiaridades de cada espécie. O resultado é impressionante, pelas imagens vemos as texturas, cores, camuflagens e os mais ricos detalhes.

Segundo o fotógrafo declarou ao The New York Times, ele espera que a exposição provoque uma reação nas pessoas, “Quero que as pessoas fiquem maravilhadas com sua beleza, mas também fiquem muito tristes com o motivo de estarem sendo colocadas na frente delas”, disse ele.

Se quiser conhecer mais do seu trabalho pode dar uma espiada no site de Biss ou dar um pulo em sua página no Instagram.

 

 

Redação: