Fotógrafa vai ao Henge Ártico e captura as imagens mais surreais da aurora boreal

A fotógrafa chilena Cari Letelier foi até o Henge Ártico e capturou as imagens mais incríveis e surreais da aurora boreal.

+ Cangurus podem aprender a se comunicar com humanos, mostra estudo

+ Com muita fita adesiva e criatividade artistas criam carros geniais para corrida maluca

+ Conheça as incríveis instalações luminosas de Rune Guneriussen

Durante os últimos dias de fevereiro, uma série de impressionantes tempestades solares fez com as luzes do fenômeno, naturalmente mágicas, ficassem particularmente brilhantes em lugares do norte da Europa, como Escócia e Islândia, onde as longas noites de inverno fornecem ampla escuridão como pano de fundo para as iluminações ondulantes da aurora boreal.

A astrofotógrafa Cari Letelier aproveitou a posição da Islândia, apenas a alguns graus ao sul do Círculo Polar Ártico, para capturar imagens inacreditáveis do fenômeno natural enquanto atravessavam os céus acima de cachoeiras, gelo e o Henge Ártico, um grande monumento às raízes nórdicas do país. O enorme relógio de sol, foi construído com o objetivo de capturar os raios solares, projetar sombras em locais precisos e capturar a luz entre seus portais.

As luzes do norte resultam de enormes eventos solares nos quais o sol emite partículas energizadas que atingem a atmosfera superior da Terra a uma velocidades absurda. O campo magnético protetor do planeta redireciona essas partículas para os polos em um processo que produz espetáculos de luz sensacionais.

Letelier esteve na Islândia uma vez em 2019, mas não teve muita sorte em encontrar os fenômenos, compartilhando que, quando chegou ao  Henge Ártico, “estava tão nublado e nevando que disse a mim mesma: ‘Tenho que voltar e ver este lugar com a aurora.’”

Desta vez, quando ela e um colega fotógrafo souberam que haveria uma explosão solar que provavelmente produziria um grande espetáculo, eles foram em busca do lugar ideal para capturarem imagens incríveis. Ao Colossal, site especializado em arte, Letelier conta que foi difícil se concentrar em seu trabalho como fotógrafa com a aurora boreal acontecendo: “Tive que tomar uma decisão entre tirar a foto ou curtir o show fazendo capturas mentais”, disse ela. “Como eu queria fazer os dois, configurei minha câmera para tirar fotos em timelapse enquanto observava o céu.”

Tudo do bem
Back to top