
Estudo descobriu que todos os seres humanos com olhos azuis são descendentes de uma única pessoa.
+ Vídeo de mamãe orangotango cuidando de seu bebê derrete corações na internet
+ Polícia de Nova York viraliza com post à procura de donos de cachorrinha resgatada em rio
Um estudo realizado em 2008 descobriu que todos os seres humanos com olhos azuis podem traçar sua ancestralidade até uma única pessoa, que provavelmente viveu há cerca de 10.000 anos.
De acordo com a análise feita pelo professor Hans Eiberg e pesquisadores da Universidade de Copenhague, mais de 99,5% das pessoas de olhos azuis, que ofereceram seu DNA para ser examinado, têm a mesma pequena mutação no gene que determina a cor da íris.
Segundo os especialistas, os humanos só tinham olhos castanhos, mas cerca de 6.000 a 10.000 anos atrás, um único indivíduo, que apresentava uma mutação genética, mudou tudo.
“As mutações responsáveis pela cor dos olhos azuis provavelmente se originaram na parte noroeste da região do Mar Negro, onde ocorreu a grande migração agrícola da parte norte da Europa no período Neolítico, cerca de 6.000 a 10.000 anos atrás,” diz o estudo.
Ao Science Daily, Eiberg explicou suas descobertas: “Originalmente, todos nós tínhamos olhos castanhos”, disse ele. “Mas uma mutação genética que afeta o gene OCA2 em nossos cromossomos resultou na criação de um ‘interruptor’, que literalmente ‘desligou’ a capacidade de produzir olhos castanhos.”
Variações na cor dos olhos das pessoas podem ser explicadas pela quantidade de melanina na íris, mas indivíduos de olhos azuis têm apenas um pequeno grau de variação na quantidade de melanina em seus olhos.
“A partir disso, podemos concluir que todos os indivíduos de olhos azuis estão ligados ao mesmo ancestral. Todos eles herdaram o mesmo interruptor exatamente no mesmo ponto do DNA”, disse Eiberg.
Este conteúdo foi criado com a ajuda da IA e revisado pela equipe editorial.