Um estudante do primeiro ano do ensino médio da Virgínia, nos Estados Unidos, Heman Bekele, ganhou o título de “Jovem Cientista Mais Destemido da América” e um prêmio de $25.000 ao vencer o Desafio do Jovem Cientista 3M deste ano por criar um sabonete para tratar câncer de pele.
+Professora desabafa sobre problemas de comportamento infantil negados pelos pais
+Vídeo: No casamento da filha, pai da noiva rouba a cena com passos de dança impressionantes
+Estudo revela benefício de vida sexual ativa para saúde de idosos
A invenção de Bekele, de 14 anos, é um sabonete destinado a tratar o câncer de pele, e foi inspirada pelas lembranças de pessoas trabalhando sob o sol forte na Etiópia, seu país de origem, onde o câncer de pele é prevalente e o tratamento é caro.
Bekele pesquisou as células dendríticas do sistema imunológico e usou uma combinação de ingredientes para criar o sabonete, enfrentando desafios para mantê-lo coeso. O sabonete também foi elogiado por um médico como uma abordagem inovadora para o tratamento do câncer de pele, embora testes clínicos adicionais sejam necessários para comprovar sua eficácia.
Bekele planeja usar o prêmio para obter uma patente para seu produto e economizar para a faculdade. Além disso, ele tem planos de criar uma organização sem fins lucrativos para distribuir seu sabonete em comunidades de baixa renda no futuro.