Em zoológico nos EUA, elefantes praticam ioga para se manterem saudáveis

Os elefantes de um zoológico em Houston, nos EUA, agora praticam ioga para se manterem flexíveis e saudáveis.

+ Conheça uma das passarelas mais impressionantes do mundo

+ Filha de David Bowie compartilha vídeo emocionantes dos dois dançando juntos

+ Paisagista retira grama plantada da casa de cliente que não pagou pelo serviço

Parece coisa de desenho animado, porque, convenhamos, é difícil imaginar um animal, do tamanho de um elefante, plantando uma bananeira e ficando de cabeça para baixo. Mas, para surpresa de muitos, eles não são apenas capazes de fazer isso, como também são bons na prática.

Agora, no Zoológico de Houston, os elefantes participam de uma prática de alongamento estático, que é o alongamento sem movimento, parado em uma certa posição, assim como na ioga. Várias vezes ao dia, a equipe de tratadores pede aos elefantes que participem das sessões que podem durar de 30 segundos a cinco minutos, dependendo da idade do animal e do objetivo da sessão.

Durante a ioga, os tratadores podem ter uma visão completa de todo o corpo do paquiderme, da tromba à cauda, ​​além de poderem checar a extensão de seus movimentos. Se algo parecer errado, eles chamarão um dos cinco veterinários da equipe para um check-up. Para ajudar a mantê-los motivados a se movimentar, os elefantes são recompensados ​​com guloseimas especiais, como pão integral, melão, passas ou bananas, além da dieta regular.

No site do zoológico,  a supervisora dos elefantes explica como o exercício faz bem ao animal: “Cultivar relacionamentos fortes e positivos com nossos elefantes é fundamental para fornecer a eles os melhores cuidados de saúde para garantir que seu bem-estar seja colocado em primeiro lugar”, disse ela. “As sessões de alongamento de ioga com elefantes nos permitem construir esse relacionamento usando reforço positivo para aumentar sua amplitude de movimentos e colocar os olhos em sua pele, pés e dentro de suas bocas. Podemos aprender muito sobre nossos elefantes nessas sessões, que são muito importantes.”

Back to top