No vídeo vemos o macaco com um celular na mão e uma mulher negociando sua troca por comida.
+ Influenciadora viraliza após comer ‘doce mais azedo do mundo’: “Lutando por sua vida”
+ Pequena atriz; nos ombros da mãe, garotinha dá show ao fingir ser uma mulher alta
Que eles são muito espertos, todos nós sabemos, mas alguns macacos demonstram não apenas inteligência, mas também uma grande habilidade para fazer negócios. Nessas imagens registradas em Bali, vemos um macaco sentado, segurando um celular nas mão, na sua frente uma mulher tenta reaver o objeto roubado.
+Clique aqui para ver o vídeo
O macaco parece deixar claro que não irá devolver o item assim tão facilmente e a mulher busca em sua bolsa alguma coisa para dar em troca pelo seu celular. Ela acha o que parece ser uma fruta e entrega para o animal que não aceita a proposta.
A mulher mexe novamente em sua bolsa e pega mais uma fruta para dar ao macaco que, dessa vez, retorna o celular para a dona e sai feliz com o resultado de sua negociação. Os macacos de cauda longa, comuns em Bali, são famosos por roubar descaradamente turistas desavisados e só soltar os pertences furtados depois que comida é oferecida como pagamento.
De acordo com um estudo feito por pesquisadores da Universidade de Lethbridge, no Canadá, e da Universidade Udayana, na Indonésia, esses macacos aprenderam a avaliar quais os itens suas vítimas mais valorizam e utilizam esta informação para maximizar o seu lucro. Eles são tão espertos que preferem buscar itens que os humanos têm maior probabilidade de trocar por comida, como eletrônicos, em vez de uma bolsa vazia ou uma presilha de cabelo, por exemplo.