Rachel Mayta tinha apenas 18 meses quando quando foi diagnosticada com retinoblastoma, ou câncer do olho.
+ Artista usa IA para criar retratos de casais icônicos e seus filhos imaginários
+ Artista combina ilustrações com objetos comuns e cria obras realmente divertidas
+ Tatuadora cobre com arte as cicatrizes de mulheres vítimas de violência
Rachel Mayta parecia perfeitamente saudável até os 18 meses de idade, quando um médico notou algo estranho em seu olho direito, que mostrava um brilho diferente nas fotos tiradas pelos pais, um sinal chave de câncer ou doença ocular. Ela então foi diagnosticada com retinoblastoma, um câncer encontrado na retina e que afeta, mais comumente, crianças pequenas.
Infelizmente, o câncer já estava em um estágio avançado e os médicos decidiram remover seu olho em uma operação que durou duas horas e, aos 20 meses de idade, Mayta recebeu sua primeira prótese ocular.
Rachel cresceu sem nenhuma preocupação com o olho perdido, mas aos 20 anos, depois de uma cirurgia que tornou a prótese ocular mais aparente, ela começou a perder um pouco a confiança. Foi então que começou a procurar próteses divertidas ou criativas, como uma joia peculiar, ou um desenho, para transformar sua deficiência em um ponto forte de sua aparência.
Agora, com 32 anos, Rachel trabalha para aumentar a conscientização sobre o retinoblastoma em crianças e a educar as pessoas sobre os primeiros sinais da doença. Ela criou um grupo no Facebook chamado ‘ One-eyed and Wonderful ‘ para se conectar com outras pessoas que têm um olho como o dela.
Rachel também compartilha suas próteses descoladas no TikTok com seus mais de 300 mil seguidores. Suas postagens mais populares já acumulam mais de 11 milhões de visualizações. Ao jornal inglês The Sun ela deu uma lição de otimismo e positividade: “Adoro fazer as pessoas rirem e lançar alguma luz sobre como é a vida com uma prótese por meio do humor. Ser capaz de rir das coisas que nos tornam diferentes é uma ferramenta vital. Seja exatamente quem você é 100% do tempo e não terá nada a esconder.”