Dupla de micologistas registra e cataloga centenas de fungos fantásticos em floresta equatoriana.
+ Artista usa IA para criar retratos com casais icônicos e seus filhos imaginários
+ Barista impressiona ao retratar celebridades em xícaras com café latte
Os micologistas Danny Newman e Roo Vandegrift passaram os últimos 12 anos focando sua pesquisa em locais afetados pela crise climática e pela crescente interferência humana, como a Reserva Los Cedros, no Equador, uma das últimas bacias hidrográficas não exploradas na encosta ocidental dos Andes.
Para se ter uma ideia da importância do trabalho dessa dupla, em 2016, o governo equatoriano declarou a reserva Los Cedros aberta para mineração, colocando em risco inúmeras flora, fauna e fungos. Mas as concessões para mineração foram rescindidas pela suprema corte equatoriana que, em sua decisão, citou a pesquisa de diversidade de fungos realizada por Newman e Vandergrift.
As fotografias impressionantes feitas pelos dois capturam os tons vibrantes, brânquias delicadas e caules finos de uma vasta gama de fungos da floresta. Cientistas acreditam que menos de 4% dos fungos em todo o mundo foram documentados, ou seja, apenas 150.000 espécies já descritas de uma estimativa de 2,2 a 3,8 milhões, por isso pesquisas como a dos micologistas é essencial.
Em seis expedições, a dupla, com uma equipe de cientistas do Equador e dos EUA, publicou recentemente uma pesquisa aprofundada de suas descobertas, catalogando uma riqueza de espécies anteriormente desconhecidas e fornecendo uma das contribuições mais abrangentes até hoje, não só para a micologia equatoriana, como para a de todo o mundo.
Confira aqui algumas imagens desses fungos realmente fantásticos e, você também pode explorar mais imagens nas páginas no Instagram de Newman e Vandergrift.
+ Paisagista retira grama plantada da casa de cliente que não pagou pelo serviço
+ Antes e depois: 15 homens que deixaram a barba crescer e mudaram completamente
+ Artista usa cebola para recriar obras famosas