Pela primeira vez, um grupo de cientistas franceses decidiu produzir som com um instrumento musical com 18 mil anos de idade, encontrado em 1931 em uma caverna na região dos Pireneus franceses.
+Covid-19: Câmara aprova pena de prisão e multa para quem furar fila da vacina
+Fotógrafa faz intervenções artísticas em escolas de samba do Rio
+Conheça a plataforma digital que traz informações detalhadas sobre as cidades paulistas
O resultado do estudo foi publicado pelo CNRS (sigla para Centro Nacional de Pesquisas Científicas). De acordo com os cientistas, durante muito tempo se imaginou que a concha, com cerca de 30 cm de comprimento, era um recipiente utilizado para armazenar água.
Um exame aprofundado da concha — que contou inclusive com o apoio de um tomógrafo especial da agência espacial francesa — permitiu descobrir que os buracos na concha não foram acidentais, mas sim planejados com o objetivo de se criar um instrumento de sopro. “Especialistas me contaram que este tipo de concha é extremamente dura e não havia chance dela ter se quebrado por acidente”, destacou a pesquisadora Carole Fritz, em um comunicado divugado pelo CNRS.
Para produzir som com o instrumento, os cientistas contaram com o auxílio de um músico. A análise das frequencias constatou que o som produzido é muito semelhante ao de outras conchas usadas para produzir som em diversas comunidades do planeta, principalmente nas ilhas do Oceano Pacífico. Confira o som no link.