Covid-19: SP amplia grupo de profissionais que podem receber a vacina

A Prefeitura de São Paulo ampliou a vacinação contra a covid-19 para outros profissionais da área de saúde e de outras áreas correlatas. Passam a ser elegíveis para a vacinação a partir desta quarta-feira (17):

– Trabalhadores da Saúde dos hospitais públicos municipais e estaduais;

– Trabalhadores da Saúde da Rede de Atenção à Saúde Municipal (Secretaria Municipal da Saúde, Coordenadorias Regionais de Saúde, e Supervisão Técnica de Saúde);

– Trabalhadores de Saúde de Serviços de Diagnóstico na Cidade de São Paulo: que realizam coleta e análise de amostra de RT-PCR SARS CoV2 e exames de imagem (RX e Tomografia);

– Trabalhadores de Saúde das Equipes de serviços de ambulância, na cidade de São Paulo: que fazem transporte/remoção de pacientes com COVID-19;

– Profissionais sepultadores, veloristas, cremadores e condutores de veículos funerários:

– Trabalhadores da Saúde das Equipes de IML, na cidade de São Paulo:
Profissionais Auxiliares de Necrópsia, Médicos Legistas, Atendentes de Necrotério.

Esse grupo novo se junta ao dos colaboradores dos Centros de Atenção Psicossocial (CAPS), Centros Especializados em Reabilitação (CER) e Centros de Convivência e Cooperativa (Ceccos). Também podem ser vacinados aqueles que trabalham nas Unidades de Referência à Saúde do Idoso (URSI), Centro de Especialidades Odontológicas (CEO), Serviço de Atenção Especializada (SAE), Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA), Ambulatório de Especialidades (AE), AMA Especialidades, Hospitais Dia (HD), Centros de Referência em Saúde do Trabalhador (CRST) e Serviço Integrado de Acolhida Terapêutica (SIAT).

Os profissionais dos serviços de Saúde são todos aqueles que atuam em espaços e estabelecimentos de assistência, sejam eles hospitais, clínicas, ambulatórios e outros locais, conforme relação contida no Informe Técnico do PNI – Programa Nacional de Imunização / Ministério da Saúde).

O novo grupo de profissionais que será vacinado a partir de hoje, deverá procurar uma das 468 Unidades Básicas de Saúde (UBS) da capital e apresentar os documentos necessários para cada categoria, conforme instrutivo do PMI que pode ser encontrado no link. Para idosos 85+ e profissionais de saúde acima de 60 anos, além das 468 UBSs do município, a imunização também ocorre em mais cinco postos de drive-thrus e três centros-escolas, que começaram a funcionar em 8 de fevereiro. Além disso, 84 UBSs contam com o sistema de drive-thrus. Confira a lista no link.

Drive-thrus (segunda-feira a sexta-feira, 8h às 17h):

• Estádio do Pacaembu – Praça Charles Muller (Zona Oeste);

• Neo Química Arena Corinthians – Av. Miguel Ignácio Curi, 111 (Zona Leste);

• Autódromo de Interlagos – Av. Jacinto Júlio – Portão 9 KRF (Zona Sul);

• Centro de Exposições do Anhembi – Rua Olavo Fontoura – Portão 38 (Zona Norte);

• Igreja Boas Novas, na Vila Prudente – Rua Marechal Malet, 611 (Zona Leste).

Centros-Escolas (segunda à sexta, 7h às 19h):

• Centro-Escola Barra Funda – Av. Dr. Abrahão Ribeiro, 283;

• Centro-Escola Geraldo de Paula Souza – Av. Dr. Arnaldo, 925;

• Centro-Escola Samuel Barnsley Pessoa – Butantã – Av. Vital Brasil, 1.490.

Para saber qual é a UBS mais próxima da sua residência, basta acessar o link. Consulte aqui a lista das AMAs/UBSs Integradas que funcionam aos sábados:

A campanha de imunização contra a Covid-19 na Capital Paulista é realizada de acordo com a disponibilidade das remessas de doses repassadas pelo Ministério da Saúde, seguindo etapas do cronograma e públicos-alvo da Campanha de vacinação do Governo do Estado de São Paulo.

Pré-cadastro no site “Vacina Já”

Os idosos, seus familiares, ou qualquer pessoa que integre o público previsto na campanha podem realizar o pré-cadastramento para a vacinação contra a covid-19 no site “Vacina Já”. A ferramenta ajuda a agilizar o atendimento e a evitar aglomerações. Vale ressaltar que não é um agendamento e o uso não é obrigatório para receber a vacina, mas contribui para melhorar a dinâmica dos serviços e a rotina do próprio cidadão. O pré-cadastro economiza 90% no tempo de atendimento para imunização, evitando aglomeração nos locais.

Redação: