Console de gravação usado pelos Beatles em “Abbey Road” foi restaurado e está à venda

Reprodução

O console de gravação original usado pelos Beatles no álbum “Abbey Road” foi completamente restaurado e está à venda.

+ Especialista explica por que você acorda às 3h da manhã e o que precisa fazer para acabar com isso

+ Vídeo ilustrativo mostra o que acontece quando arrancamos um pelo com uma pinça e porque não devemos fazer isso

+ Avó de 89 anos dá lição de empatia e amor ao saber que membro da família é uma mulher trans

O console de gravação original usado em “Abbey Road”,  último álbum gravado pelos Beatles, foi completamente restaurado e agora está à venda.

Adquirido por uma loja de equipamentos musicais usados ​​chamada Reverb, o console  EMI TG1234 foi feito sob medida para a EMI Studios em 1968 e usado pelos Beatles antes da separação da banda, em 1969.

“Abbey Road é um dos melhores álbuns já feitos, e soa tão bem por causa deste console de gravação”, disse Dave Harries, que participou de inúmeras sessões de gravação dos Beatles, com o console, na década de 1960. “Por causa da maneira como Abbey Road foi gravado, o álbum tem um som distinto que marcou o futuro da gravação pop.”

Embora o console tenha gravado apenas um projeto completo dos Beatles, ele foi usado por todos os quatro membros do grupo em projetos solo, incluindo o single “Instant Karma!” de John Lennon e o álbum “Plastic Ono Band”, “McCartney” de Paul McCartney,  “All Things Must Pass” de George Harrison  e “Sentimental Journey” de Ringo Starr.

O TG12345 acabou sendo desmontado e armazenado depois que os Beatles pararam de usá-lo e cinco anos atrás, Brian Gibson, um antigo colaborador dos Beatles e técnico da EMI, decidiu restaurar o equipamento.

Com ajuda de uma equipe de engenheiros e técnicos, ele conseguiu remontar o console com 70% de suas peças originais e a Reverb reuniu artistas e engenheiros em Londres para testar o equipamento, que não era usado desde os anos de 1970.

 

Redação Cláudia: