O artista Hannu Huhtamo posiciona criaturas radiantes entre paisagens escuras criando imagens hipnotizantes.
+ Que linda! Só que não; garotas bem humoradas compartilham seu lado B em fotos hilárias
+ Tatuadora cobre com arte as cicatrizes de mulheres vítimas de violência
+ Artista portuguesa recria o fundo do mar em peças visualmente instigantes
Cisnes brilhantes flutuam sobre um lago, uma criatura parecida com uma água-viva paira no ar e flores alienígenas sobrenaturais brotam do solo nas pinturas de luz etérea de Hannu Huhtamo. A fotografia de longa exposição tem sido a escolha do artista, que já criou um repertório robusto de plantas e animais reais e imaginários.
Para criar as obras, Huhtamo usa principalmente vários tamanhos de fibras ópticas, que fornecem “trilhas de luz suaves e transparentes com uma boa textura orgânica”. Essas fibras exigem energia suficiente para serem eficazes, então ele as conecta a lanternas com adaptadores personalizados. Filtros coloridos em turquesa, amarelo, rosa e verde entre os dois elementos são utilizados para produzir tons vibrantes.
Encontrar o local adequado para a forma escolhida é a etapa mais difícil do processo porque o ambiente precisa parecer natural para a criatura planejada e ser escuro o suficiente para que a composição brilhe. Ao Colossal, site especializado em arte, Huhtamo explicou um pouco do seu processo de trabalho: “Primeiro, faço alguns esboços simples no papel. Depois disso, tento descobrir como fazer todos os elementos usando minhas ferramentas de luz. Normalmente divido as formas ou uma forma em seções e então pratico cada parte separadamente.”
Em um vídeo feito pelo artista, vemos como cada obra contém minutos ou até horas de pintura fortemente coreografada, tudo capturado pela câmera sem edição de pós-produção. “Se eu começar do zero, leva cerca de uma semana para aprender a desenhar a nova forma com luz”