O artista norueguês Rune Guneriussen transforma paisagens remotas com instalações luminosas surpreendentes.
+ Artista com afasia encontra na pintura 3D uma nova forma de se comunicar
+ Com mais de 5 milhões de membros, comunidade online compartilha tudo sobre jardinagem
+ Composição de milhares de imagens revelam uma visão magnífica do sol
Escondidas nas florestas e ao longo da costa, as místicas instalações de Guneriussen parecem emergir naturalmente de dentro da paisagem como se fizessem parte do cenário. Lâmpadas, blocos e madeira recuperada compõem uma série de conjuntos iluminados que ele organiza meticulosamente entre árvores, ao longo de penhascos e na areia da praia.
Para o artista é imprescindível que todo o processo explore as relações entre objetos, a localização, a narrativa e o tempo em que o trabalho é realizado. Em um meio ambiente cada vez mais alterado pelos efeitos da crise climática, Guneriussen transformou gradualmente a forma como ele traduz essas relações em sua prática. Nos últimos quatro anos, o artista foi deixando de usar peças antigas e passou a criar todas as suas esculturas do zero, utilizando madeira recuperada.
Mais e mais ele incorpora formas geométricas rígidas, como arranha-céus ou, iluminação de escritórios, sem deixar de trabalhar com formas mais fluidas e luminescentes semelhantes a espíritos que flutuam pelo chão da floresta à medida que a luz do dia vai dando lugar a escuridão da noite.
Ao Colossal, site especializado em arte, Guneriussen falou sobre como é triste ver o impacto que a natureza sofreu ao longo do tempo: “para mim tem sido um processo de desenvolvimento, de um cenário que evoluiu no tempo em que vivemos. Ser artista há 20 anos, sempre trabalhando na e com a natureza, tem sido uma história de passar do otimismo para ver nossa natureza de uma maneira distópica … senti a natureza mudar em um grau que não consigo reconhecer.
Confira aqui um pouco do trabalho do artista e, se quiser, pode acompanhar sua página no Instagram.