O vídeo apresenta Apollo, o robô humanoide projetado para trabalhar ao lado de humanos em armazéns e fábricas.
+ Mais de 2 milhões de litros de vinho tinto inundam ruas de pequena cidade portuguesa; veja o vídeo
Robôs cuidando de tarefas domésticas ou, trabalhando em fábricas e oficinas, ainda parece como algo saído de um filme de ficção científica. Mas a equipe da Apptronik , uma startup de robótica com sede em Austin, EUA, acredita que no futuro eles realizarão trabalhos que para os humanos podem ser perigosos ou mesmo chatos.
+CLIQUE AQUI E CONFIRA O VÍDEO
Em um comunicado, a empresa explicou as expectativas sobre o robô humanoide: “Acreditamos que Apollo é uma das ferramentas mais avançadas que a humanidade já criou – a forma como a aplicamos mudará a maneira como vivemos e trabalhamos”.
Apollo tem 1,80 metro de altura e pesa 72 quilos; possui braços e pernas, dedos hábeis e um semblante humano, com pequenos olhos negros para facilitar “interações amigáveis” com os colegas de trabalho. De acordo com a Apptronik, essas características humanas permitirão que ele funcione em armazéns e fábricas no “curto prazo”. Segundo Jeff Cardenas, cofundador e CEO da empresa, no futuro o androide também poderá ser útil no varejo, entrega em domicílio e até mesmo no atendimento a idosos.
Para se comunicar, Apollo utiliza um conjunto de painéis digitais localizados em seu rosto e peito, nos quais também são exibidos seu nível de bateria (que dura quatro horas) e tarefa que está sendo realizada. Apollo também possui rosto e movimentos intencionais, como virar a cabeça para indicar para onde irá.