Condição rara deixa modelo com uma perna de mais de 40 quilos

Uma modelo de 24 anos, que nasceu com uma condição rara, usa as redes sociais para espalhar uma mensagem de positividade e conscientização corporal.

Mahogany Geter nasceu com uma condição rara conhecida como linfedema, que é o acúmulo de líquido linfático no tecido adiposo o que provoca um grande inchaço na área afetada. No caso de Geter, o linfedema é mais aparente em sua perna esquerda, que pesa mais de 40 quilos.
Geter foi diagnosticada com a doença logo que nasceu, desde pequena ela sempre teve muita dificuldade para andar. “Isso drena minha energia, é claro, porque são 45 quilos extras”, disse ela ao site de notícia 10 News. A condição não tem cura e a única maneira de controlá-la é por meio de fisioterapia e massagens para drenar o excesso de líquido.
A modelo conta que crescer com o linfedema foi extremamente difícil: “Eu era muito deprimida, porque é difícil para uma criança ter um monte de adultos olhando fixamente para você”. Ela sempre teve que enfrentar comentários injustificados e, foi muito provocada durante toda sua infância. “Eu vou dizer que isso pode afetá-lo muito, mentalmente e emocionalmente”, revelou ela.
Mas, tudo começou a mudar em 2017, quando um fotógrafo enxergou um grande potencial em Geter e ofereceu para tirar algumas fotos. Em um primeiro momento a modelo não acreditou muito, mas resolveu tentar: “Eu estava tipo, ‘Estou ficando mais velha, talvez seja hora de começar a mostrar meu corpo inteiro e, quem sabe, ajudar outra pessoa”, disse ela.
Após ser descoberta, sua carreira como modelo deslanchou e, um vídeo viral no YouTube, a tornou ainda mais conhecida. Sua presença no Instagram e outras redes sociais também tem sido muito marcante. “Recebo muitas respostas positivas, e as que mais gosto são sobre as pessoas que também se sentem mal consigo mesmas e que pude ajudar de alguma forma”, disse ela.
Embora sua jornada tenha sido difícil, Geter aprendeu a se aceitar e se empenha em espalhar essa atitude para os outros. “Durante muito tempo me senti mal comigo mesma, mas quando fiquei mais velha e, com muito apoio da comunidade online de linfedema e minha mãe, que é minha inspiração, percebi como sou bonita. Não só na aparência, mas como pessoa.”
Geter trabalha muito para que seu sonho de se tornar uma modelo famosa se transforme em realidade. “Se eu for bem sucedida, quero comprar uma casa para minha mãe e cuidar da minha família, então farei tudo o que puder para aumentar a conscientização sobre o linfedema e assim retribuir a todos que já me mostraram bondade.”
Redação: