Como em ‘Jurassic Park’, empresa planeja trazer animais extintos de volta à vida

Instagram – Colossal

Assim como em ‘Jurassic Park’, empresa estadunidense planeja trazer animais extintos de volta á vida.

+ Imagens impactantes feitas por drones  mostram o mundo como você nunca viu antes

+ Vídeo emocionante: garoto de 5 anos ganha festa de formatura de passageiros de avião

+ Otorrinolaringologista revela como limpar cera de ouvido com segurança

Assim como no filme ‘Jurrasic Park’, a empresa estadunidense Colossal Biosciences, com sede no Texas, planeja trazer de volta à vida uma série de animais que vagaram pela Terra durante a Idade do Gelo.

A empresa fundada pelo geneticista George Church e pelo empresário de tecnologia Ben Lamm  pretende usar a “desextinção, tecnologia de células-tronco e edição de genoma, para recriar espécies que estão extintas há muito tempo. A técnica permite aos cientistas “cortar e colar” pequenas seções de DNA para excluir ou editar genes e, dessa forma, eles representarem com mais precisão o animal que eles estão tentando recriar.

Em entrevista a SkyNews, Ben Lamm explicou que a técnica é mais como um ‘Jurassic Park reverso’: “No filme, eles preenchem os buracos no DNA do dinossauro com DNA de sapo. “Estamos aproveitando a inteligência artificial e outras ferramentas para identificar os genes centrais que fazem um mamute para depois transformá-los em genomas de elefantes”.

A Colossal já anunciou que tem planos de ressuscitar o tigre da Tasmânia, assim como dodôs e mamutes e, para Lamm, em uma década já será possível vermos essas criaturas. Além de trazer animais extintos de volta à vida, os cientistas envolvidos no projeto acreditam que a pesquisa também trará benefícios na preservação de espécies e na restauração de ecossistemas ameaçados.

Embora a ideia de vermos novamente alguns animais já extintos parecer fantástica, muitos  levantaram preocupações éticas sobre o plano, acusando a empresa de “brincar de Deus”, mas para Lamm, isso não é verdade; para ele, o mais importante é preservar o planeta Terra.

“Independentemente de opiniões filosóficas ou religiosas, penso que todos podemos concordar que temos o dever de proteger este planeta. É o que temos, esta é a nossa estação neste universo agora, então temos o dever de proteger isso e tudo o que aqui existe.”

 

Redação Cláudia: