Um novo estudo revelou que as proteínas presentes no iogurte natural atuam para neutralizar os compostos à base de enxofre que causam o mau hálito persistente após a ingestão de alho.
+ Conheça Apollo, o robô humanoide que pode ser seu novo colega de trabalho
+ Fã de Beyoncé entra em trabalho de parto durante show da cantora em Los Angeles
+ Artesãos do couro se reúnem em comunidade online; confira 13 trabalhos sensacionais
Sheryl Barringer, autora sênior do estudo e professora de ciência e tecnologia de alimentos na Universidade Estadual de Ohio, nos Estados Unidos, investigou anteriormente outros alimentos para deduzir se eles também podem eliminar os odores do hálito.
Entre os alimentos já comprovados no combate ao hálito de alho estão alface, maçã, leite e hortelã. É interessante notar que os estilos culinários que usam muito alho, como os da Índia, normalmente também usam mais hortelã e iogurte do que os estilos culinários do Ocidente.
Para o novo estudo, a equipe colocou quantidades iguais de alho cru em garrafas de vidro, garantindo que o conjunto de voláteis à base de enxofre fossem liberados em concentrações que seriam detectadas pelo nariz humano.
Eles usaram a ferramenta analítica da espectrometria de massa para medir os níveis das moléculas voláteis na forma gasosa que estavam presentes antes e depois de cada tratamento. Os pesquisadores descobriram que o iogurte por si só reduziu quase todos (99%) os principais voláteis do alho cru que produzem odor.
Quando testados separadamente, os componentes de gordura, água e proteína do iogurte também tiveram um efeito desodorizante no alho cru, embora a gordura e a proteína tenham um desempenho melhor do que a água.
As proteínas estudadas incluíam formas de soro de leite, caseína e proteínas do leite que eram eficazes na desodorização do alho. No entanto, descobriu-se que um complexo de caseína micela-proteína de soro de leite apresentava o melhor desempenho.