Existem mais de 2 mil espécies de vaga-lumes por todo o mundo mas, apenas algumas delas são capazes de coordenar seus flashes em padrões, como em uma dança. Essas espécies são conhecidas como vaga-lumes síncronos. O cineasta Sriram Murali conseguiu capturar um desses momentos raros no Anamalai Tiger Reserve, na Índia, e o resultado é impressionante.
+ 17 imagens que provam que as crianças podem ser assustadoramente hilárias
+ Artista brasileiro de origami ensina como fazer algumas de suas incríveis criações
+ Cinzas de cachorro são espalhadas e tomam forma de animal de estimação: assista ao vídeo
Murali gravou bilhões de insetos brilhando por entre árvores da reserva de Anamalai e, seus flashes de luz atravessando a floresta, como ondas.
A cor, a intensidade e a duração da luz emitida são características específicas de cada espécie e, faz parte do processo de acasalamento dos vaga-lumes. A escuridão é primordial para o sucesso deste ritual.
Nos últimos dez anos, Murali vem trabalhando em uma série de documentários que focam na reserva e em sua fauna noturna, ele espera assim revelar o papel significativo que a escuridão desempenha na natureza.
Murali costuma postar seus videos na plataforma Vimeo e, aqui você pode conferir um deles. Para saber mais sobre seu trabalho e, ver seus documentários, também pode dar uma olhada em seu site.