Casal gay usou brecha na lei para se casar nos EUA dos anos 1970

Moradores do Minnesota (EUA), Michael e Jack McConnell conseguiram se casar oficialmente 32 anos antes de o estado aprovar a união de pessoas do mesmo sexo, em 2004, e 43 anos antes de o casamento gay ser considerado válido nos Estados Unidos.

+ Homem com Alzheimer pede para se casar com a esposa após se apaixonar pela 2ª vez
+ Nova coleção traz bonecas Barbie feitas com plástico retirado do mar
+ Lego cria máquina de escrever com mais de 2.000 peças
+ Estação Tatuapé do Metrô terá distribuição de autotestes para diagnóstico do HIV

Em 1970, o casal tentou se casar pela primeira vez. Mas o pedido de união foi negado pelo estado. Jack — que havia cursado direito com o objetivo de buscar brechas na lei — estava tão determinado a se unir oficialmente ao seu parceiro que resolveu fazer uma nova tentativa.

Primeiro, ele mudou oficialmente o seu nome de Jack para Pat Lyn Baker, um nome neutro e que não iria chamar atenção no pedido de união. Então, Michael foi sozinho dar entrada na parte burocrática do casamento, que acabou aprovado. O casal conseguiu realizar uma cerimônia religiosa em setembro de 1971.

Mas embora a lei do Minnesota não proibisse explicitamente a união entre pessoas do mesmo sexo, ao descobrir que Pat era um homem, não uma mulher, o estado decidiu anular a união. Foi só no ano passado que a Justiça reconheceu o erro e validou novamente o casamento.

Redação: