O Brasil terá em breve o seu 1º edifício que utiliza energia do solo para climatizar seus ambientes. Nomeada CICS Living Lab, a construção já começou na Escola Politécnica da USP, em São Paulo (SP).
+ Lego estuda fazer blocos com plástico de garrafas PET
+ História da bandeira do orgulho LGBTQIA+ agora é contada no Google Arts&Cultura
+ Dinamarca abre museu dedicado a Hans Christian Andersen
+ Loja cria sofás temáticos para celebrar as diferentes formas de amar
O projeto é fruto de um trabalho de pesquisa realizado na Escola de Engenharia de São Carlos, da Universidade de São Paulo, que avaliou o uso das fundações de edifícios como meio para a troca de energia térmica entre o prédio e o subsolo.
O sistema capta ou rejeita calor do solo por meio das estacas que compõem a própria fundação do edifício. Essas estacas ficam enterradas e, por estarem em contato direto com o subsolo, possuem uma grande área de contato para a troca térmica.
Por meio de tubos instalados no seu interior e com a ajuda de um fluido, a energia térmica é levada até a superfície, onde uma bomba geotérmica faz a troca de calor entre o subsolo e os ambientes do prédio. A expectativa com a implementação desse sistema é de que as despesas com o consumo de energia elétrica por aparelhos de ar-condicionado sejam reduzidas.
Com Agência Fapesp