Johnson Tsang desafia as fronteiras entre o real e o surreal em lindas e fascinantes esculturas de cerâmica.
+ Artista holandês transborda criatividade em intervenções urbana surpreendentes
+ Essas octogenárias esperam inspirar ouras mulheres a viajarem pelo mundo
+ Facebook ajuda gansa triste e solitária a encontrar um novo amor
O artista de Hong Kong passou décadas esculpindo obras em cerâmica e aço que exploram a mente humana, tornando pensamentos e emoções expostos por meio de formas mínimas, trabalhadas em porcelana branca. As obras de Tsang são inquietantes e transmitem muitas das ansiedades que ocupam a mente do homem contemporâneo.
Sua série ‘Lucid Dream’ apresenta figuras adormecidas esmagando o nariz e a testa, outras peças da coleção são mais instigantes e usam entulho, duplicatas e mãos agressivas para deformar rostos tradicionais.
As esculturas refletem a própria busca de crescimento espiritual de Tsang que passou por uma transformação brusca em sua vida depois de sofrer um derrame em janeiro de 2022. Após uma cirurgia no cérebro, um coma de dez dias e uma extensa recuperação para recuperar a mobilidade e a fala, ele começou a falar sobre sua saúde e desejo de se mover e avançar.
Ao Colossal, site especializado em arte, ele contou que espera que suas obras possam transmitir a necessidade de reconhecer e enfrentar seus problemas e ansiedades de frente como ele mesmo teve que fazer: “parar a guerra interior e enfrentar tudo o que acontece com paz”.
“Acabei de começar uma jornada diferente, e embarcar nessa aventura é realmente emocionante. Eu acredito na vida. A vida é baseada no amor, desenhada com sabedoria, e nos permite crescer através da experiência, então sempre há um significado mais profundo por trás de tudo, e sempre com amor e bondade ,mesmo que não pareça, como um derrame, por exemplo”.
Tsang está vagarosamente voltando à sua arte. Confira aqui alguns de seus trabalhos e, você pode acompanhar seu progresso no Instagram.